10 de março de 2011

Aula Inaugural - Eucaristia: muito mais que partilha!


Na aula inaugural da Escola de Teologia para Leigos, dia 01/03/2011, o Pe. Clayton explanou o tema: Eucaristia: muito mais que partilha. Você poderá acompanhar um resumo do que ele abordou na 1º aula, aqui no blog, sendo o tema dividido em postagens. Poderá também enviar suas dúvidas clicando em comentários, logo abaixo do texto, ou ainda, clicando no link Fale Conosco e deixando o recado. 

Eucaristia: Muito mais que Partilha
Os Sacramentos são os gestos de Deus salvando, e, portanto, são ações de Cristo. Eles foram constituídos de Palavra, gesto ou expressão simbólica e matéria.

Você sabe o que significa "Partir o Pão"?
1- Significado do gesto simbólico de “partir o Pão”: (Lc 22, 19 / Mt 26, 26 / Mc 14, 22)
Para um judeu, este gesto de “partir o pão” é carregado de um significado muito profundo. Realizar este gesto de partir o pão não significava apenas que algo foi dividido em 2 partes, ou repartido, este gesto é simbólico, portanto o gesto ao invés de comunicar que está dividindo, ao contrário, deseja unir, aproximar.
Se Jesus quis valer-se de um gesto simbólico para construir a experiência da Eucaristia é preciso atentar-se também a isto.
A palavra Símbolo traz justamente este significado: unir duas partes, vincular, reunir o que era dividido, afastado, muito mais que dividir, significará tomar parte do mesmo corpo, pertença, encaixe.
Há um exemplo que poderá nos auxiliar a melhor compreender o “gesto simbólico de partir o pão: se uma mulher da cultura judaica ficasse viúva, estaria fadada a uma série de problemas, pois para criar seus filhos não poderia recorrer ao trabalho, uma vez que às mulheres não era dado este direito. Portanto, se durante o velório a viúva tivesse a sorte de que alguém da Comunidade entrasse no velório e fizesse este gesto simbólico, poderia ela respirar aliviada.

O que isso significaria?
Se alguém realizasse silenciosamente este gesto simbólico (partir um pão) todos ali vendo as 2 metades poderiam compreender que há 2 matérias que formam uma unidade, que pertencem a um mesmo conjunto, que formam um só corpo. 
Entenderiam que a pessoa que fez este gesto estaria se comprometendo a ser para a outra uma presença que dá a garantia de que a outra parte não está sozinha, mas que é assumida, que tem outra parte que dará corpo, que nunca mais aquela pessoa sozinha estará desamparada, sozinha, sem parte.
Este gesto significava: "EU TE ASSUMO COMO PARTE DE MIM, TE ASSEGURO A MINHA PRESENÇA CONTIGO". Era como encontrar a “tampa da panela”, fazer conjunto.
É preciso entender que este gesto não significa que aquela pessoa que partiu o pão está se comprometendo simplesmente em dar a outra metade, em fazer uma partilha ou dividir bens; ou a dar alguma coisa provisoriamente. O gesto simbólico de partir o pão significa: "EU VOU ESTAR CONTIGO", EM MIM VOCE ENCONTRARÁ PLENITUDE, SOU PRESENÇA CONTIGO, NÃO TE ABANDONO!
Na próxima postagem você compreenderá por que Jesus, na última ceia, tomou e Partiu o Pão.

Dúvidas, curiosidades, clique em comentários e envie sua pergunta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário