15 de março de 2011

Eucaristia: o gesto de Partir o Pão


Como vimos na postagem anterior, partir o pão é um gesto simbólico, onde Jesus nos fala: "eu te assumo como parte de mim, te asseguro a minha presença contigo".
Compreendendo isto podemos entender porque Jesus na última ceia tomou o pão e Partiu o Pão. Este gesto certamente surpreendeu seus discípulos pois, para cada um deles, da parte de quem faz este gesto está nascendo um compromisso, está sendo afirmado que haverá: permanência com...
Jesus faz este gesto em comunhão com o Pai - olhou para o céu mantendo a relação com o Pai. Não seremos abandonados pela Comunhão do Pai e do Filho, Eles nos darão sustento e garantia de presença para que a Vida se mantenha.
Eles estavam diante da proposta de viver uma vida unitiva com o Senhor, de que esta presença seria sustento e garantia de Vida para eles, que não correriam perigo porque Ele estaria Presente bem no momento mais necessário que estaria unidos.
Ele tomou o Pão (gesto): decisão de resgatar, de manter, reunir.
Deu graças (eucaristia): está em comunhão com o Pai, Ele e o Pai carregam a intenção de resgatar.
Partiu (na hora do cordeiro): gesto de reunificar para dar garantia de vida pela Presença.
Tomai e Comei (comunhão): Eucaristia é banquete, pois há a presença Daquele que garante a Vida.

* Curiosidade:
Firmar um contrato/aliança repartindo animais para sacrifício
O povo hebreu, para fazer um pacto ou firmar um contrato, repartiam animais ao meio e os envolvidos deveriam passar pelo meio dos animais repartidos. Se uma das parte não cumprisse o que firmou, estaria permitindo que acontecesse consigo mesmo o que aconteceu com aqueles animais. No texto (Gn 15, 1-18) Abrão não passa pelo meio dos animais, Deus realiza um contrato unilateral, Ele garante, se envolve com o que diz.
* Entendendo:
Pão = dimensão sofrida da vida.
Pão partido = estar presente sempre com o outro.

Não bastasse a maravilha deste gesto, em seguida Jesus fará outro gesto muito significativo para instituir a Eucaristia, assunto de nossa próxima postagem!
Dúvidas, deixe sua pergunta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário