Podemos refletir sobre o significado de estar em torno a mesa, uma vez que João narra que a ceia foi instituída assim (Jo 13, 2ss)
Um judeu somente convidaria alguém para SENTAR-SE EM TORNO DA MESA, se soubesse dos riscos que corria para não tornar-se impuro, afinal sentar-se a mesa era muito mais do que "acomodar as pessoas ao redor de um móvel".
Poder participar da mesa significava que a pessoa que convidou para a mesa daria acesso a tudo o que ela possuía, ter acesso a vida um do outro. Sendo assim, se a outra pessoa estivesse numa condição inadequada, a participação de um na vida do outro seria inconveniente.
Assim, um bom e prudente judeu só se sentava a mesa, com um grupo muito seleto, para por a vida em comum, para a pertença da vida com aqueles que eram tido como bons, justos, etc, para que não houvesse contaminação.
Agora podemos compreender a grandeza do gesto de SENTAR-SE A MESA, ou seja, de tornar o outro partícipe de toda extensão de minha vida, de DAR ACESSO ao que tenho.
Jesus insistia em colocar-se junto dos pobres, dos marginalizados, e convidá-los a mesa. Por que?
Sem dúvida nenhuma com este gesto Ele estava convidando os homens puros ou não para terem acesso a sua vida, para a novidade que veio comunicar e partilhar.
• Imagine o que não sentiam no coração aqueles marginalizados e impedidos ao Reino quando ouviam do filho de Deus, vamos sentar, daí-lhes vos mesmos de comer...
É por isso que nas missas ao entramos na Igreja podemos ver o Altar, o convite se renova, o Senhor nos convida a Mesa hoje, nos quer dar ACESSO.
Dizemos, por isso: FELIZES OS CONVIDADOS A PARTICIPAREM DA CEIA DO SENHOR, pois a MESA DA CEIA não quer dizer que há comida pra todos, mas que todos os que estão em torno da mesa tem acesso ao REINO, A TUDO QUE JESUS POSSUI. Por isso quando entramos em nossa Comunidade sentamos em torno da MESA, pois este gesto significa que Jesus ainda hoje nos convida para ter acesso ao que Ele possui.
Matéria muito oportuna. Às vezes não nos damos conta do significado de determinadas expressões, só pelo fato de desconhecer certos valores. Muito bom!
ResponderExcluirNão entendi esta parte onde não pode haver comida para todos.
ResponderExcluiro restante ok.
Judas não alimentou do que Jesus servia a mesa. Pq lá não era servido traição ! Logo não tinha comida para ele.
ExcluirNão entendi esta parte onde não pode haver comida para todos.
ResponderExcluiro restante ok.
A comida para saciar a fome pode não ser o suficiente, mas ao está diante da mesa a comida espiritual vai saciar a todos....
ResponderExcluirO que confirma que os discípulos tinham acesso ao Reino se o Senhor ainda não tinha ressuscitado dentre os mortos?
ResponderExcluirSerá que tinham mesmo estado antes e depois da cruz?
sonhei com um ex presidente da república de nosso país sentado a cabeceira de uma mesa com muitos convidados na mesma mesa, ela estava repleta de homens,e ele comendo esse arroz com um garfo,vinha uma fila de mulheres e ele iria escolher sua esposa,a escolhida seria a que comece o arroz da mesma forma como ele colocava no garfo e comia,e só quem comia extamente da maneira como ele comeu fui eu,e no sonho eu dizia então serei a escolhida, o que significa este sonho?
ResponderExcluirO texto relata bem que a mesa é lugar de comunhão, lugar de honra, lugar de decisões, partilhar a mesa é poder compartilhar com gratidão o que Jesus Cristo fez por nós... Nos deu a vida!!
ResponderExcluirMuito importante esse contexto.
ResponderExcluirDeus não faz acepção de pessoas vejo que na mesa do senhor todos são convidados.diferentemente da mesa do homem.
ResponderExcluir