20 de março de 2011

O sentido do gesto do cálice


(Lc 22,20 / Mt 26, 27 / 1Cor 11, 25ss)
Depois de PARTIR O PÃO, Jesus selará esta promessa de PRESENÇA que o gesto simbólico do partir o pão afirmava.
Para o povo Judeu havia algumas formas para selar um compromisso (animais divididos - Gn 15; com sandálias Sl 60). Contudo, o modo mais sério para selar um contrato de vida acontecia através do símbolo de um Cálice. Vemos isso em casamentos com o brinde dos noivos! Para selar uma negociação importante que envolveria vida, pegava-se um cálice.
As pessoas envolvidas na questão bebiam de um mesmo cálice e, em seguida, após beberem daquele cálice, compremetendo suas vidas na questão, deveriam quebrar o mesmo para significar que aquilo era irrerversível, que estava selado, que as pessoas envolvidas haviam  feito uma experiência e saboreado algo que tornou uma situação nova (propriedade do vinho de mnudar).
Não havia como alguém mais participar daquela realidade nova, daquela questão. Firmar um compromisso no cálice era algo muito sério, pois era um negócio sem volta.
Depois que Jesus PARTIU O PÃO para indicar que Ele estaria PRESENTE COMO GARANTIA DE VIDA com os seus para sempre, assegurando tudo a eles, então Jesus tomou de 1 CÁLICE, e isto indicava o nível de compromisso Dele, ou seja, aquela decisão de ESTAR COM ELES PARA SEMPRE estava sendo firmada por Jesus no mais alto compromisso, está sendo selada no CÁLICE e isso, era um decisão irreversível.
O vinho era conhecido como o sangue da uva, propriedade que lembrava um compromisso de vida (sangue tido como lugar da vida). Na ceia Jesus firmará esta Aliança com o seu sangue, trata-se de uma NOVA E ETERNA ALIANÇA (Irreversível).
Irreversível: porque os discípulos podiam cometer deslizes, abandonar Jesus, etc; mas da parte de Jesus a sua decisão manifestada no gesto de partir o pão (estar com eles) era irreversível, nada o faria voltar atrás, por isso Ele firmou  isto no CÁLICE da NOVA e ETERNA ALIANÇA.

E por que então a Escritura não menciona que Jesus quebrou o cálice como era de costume?
Porque o cálice continua sendo oferecido para envolver a todos nós, nesta promessa de Vida, porque é uma Nova e Eterna Aliança. O cálice não foi quebrado para que Do Mesmo Cálice Nós Participemos hoje e nos envolvamos com a Aliança Irreversível firmada no Cálice do seu Sangue, aconteça o que acontecer (1Cor 10,16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário